domingo, 28 de setembro de 2008

REGRAS DE ETIQUETA PARA A INTERNET: NETIQUETA


Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na Internet, para seu uso de forma socialmente responsável, ou seja, é o modo que os usuários devem se comportar na rede.

1. Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha;




6.Respeite direitos de autor (copyright);





1. Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linhaSendo a interação na rede realizada através de um equipamento impessoal, como é o computador, é fácil esquecer que existem pessoas do "lado de lá" e pode haver a tendência de se expressar de forma mais livre do que faria se estivesse frente-a-frente com elas. No entanto, se está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente.


2. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outrosVocê não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais. Se o conteúdo de sua mensagem for de carácter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios de comunicação para comunicar-se com o seu interlocutor. Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Um deles é :-) (vê um sorriso? Incline a cabeça para a esquerda e olhe de lado) e significa que a intenção do autor é bem humorada. O uso dessas pequenas carinhas é constante na Rede. E, se você sempre quis entender qual era a idéia desses "dois pontos, hífen, parênteses" agora já sabe.

3. Seja claro, breve e objetivoAs outras pessoas na Internet vão ficar a conhecer-lhe melhor através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco.


4. Use um formato adequadoTente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres especiais. ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite! Para acentuar há duas opções: a primeira, é simplesmente não acentuar. Isso não é ideal porque não haverá diferença entre o "e" e o "é". Então, procuramos acentuar esses Es todos e, geralmente, apenas eles. Um é pode ser escrito de duas maneiras: A menina eh bonita. A menina e' bonita. Vemos a toda hora alguns grupos de letras maiúsculas espalhadas pelas mensagens. Coisas como IMHO (in my humble opinion/na minha humilde opinião) ou BTW (by the way/por falar nisso), ou, então, o que está presente em muitos flames, RTM (read the manual/leia o manual). Embora comuns, muitas pessoas aproveitam esses comentários abreviados para juntar letras aleatoriamente. É brincadeira cujo objetivo é fazer você ficar quebrando a cabeça para descobrir o que quer dizer. Por isso, se fugir desses três básicos, não tente adivinhar o que querem dizer: é muito provável que não queira dizer nada. Também é considerado de bom tom não criticar a ortografia de ninguém.


5. Enderece corretamente sua mensagemNo caso de correio alectrónico, ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply (Responder) da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida. Evite enviar mensagens para diversas listas ou newsgroups, a não ser que você esteja realmente certo de que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem a mensagem foi destinada.

6. Respeite direitos autorais (copyright)Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos de autor e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, músicas, letras de músicas, e-books, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência. Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêem. Não utilize ideias alheias como sendo suas. Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.

7. Não divulgue propaganda pela redeA Internet cresceu num ambiente exclusivamente não-comercial e boa parte de suas redes nucleares e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceites com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, é normalmente repelida com veemência.

8. Seja discreto e comedido ao usar recursos da redeLembre-se de que outros utilizadores podem estar usando o equipamento como ferramenta de trabalho. Por isso, evite abusar dos recursos de rede durante o horário de expediente (lembre-se das diferenças de fuso horário). Da mesma forma, evite transferir grandes volumes de informação durante as horas de maior uso da rede, para não congestionar as linhas de comunicação de dados. Dê preferência para horários noturnos, quando a utilização da rede é geralmente menor. Utilize as ferramentas de pesquisa disponíveis na rede para identificar as fontes mais próximas da informação desejada. Sempre que possível, certifique-se de que o arquivo encontrado contém a informação esperada antes de fazer a transferência.

9. Alguns comportamentos detectados na rede Quando um Net.weenie (pessoas que enviam insultos e fazem de tudo para que você se sinta desconfortável) manda uma mensagem ofensiva e a pessoa ofendida responde com mais ofensas, temos o que chamamos flame wars. No início pode ser divertido, mas acaba tornando-se maçante e ridículo. É por isso que algumas listas e Chats têm moderadores. A regra básica é: ignore um flame (mensagem de insulto). Também existem os Newbies, que são aqueles que são novos na praça, um pouco atrapalhados e que fazem perguntas que os outros consideram ingênuas. São as vítimas preferidas dos net.weenies, mas, em geral, são ajudados pelos net.saints (os que estão sempre dispostos a ajudar a todos).
Seguindo estas regras de convivência, a sua navegação pela net será
sempre agradável.

Nenhum comentário: