terça-feira, 30 de setembro de 2008

PLANILHAS ELETRÔNICAS

O que é uma planilha (do inglês "sheet")? Pode ser considerada uma tabela multifuncional, preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análises de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números.

As informações são organizadas em colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células. Uma célula é formada pela junção de uma linha com uma coluna e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Esses endereços aparecem nas fórmulas de composição do conteúdo das células e das relações que podemos definir entre elas. Assim, por exemplo, A1 identifica o endereço da célula pertencente à coluna A juntamente com a linha 1 e assim por diantew.

  • Colunas: estão dipostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z, são utilizadas 2 letras: AA até Az, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última, num total de 256 colunas.
  • Linhas: estão dispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até 65.536. Portanto, a interseção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis.

Além das funcionalidades já citadas, você pode também variar a formatação dos dados, como tipo, tamanha e coloração das letras, impressão em colunas, alinhamento automático; utilizar figuras, gráficos e símbolos; movimentar e duplicar dados e fpormulas dentro das planilhas ou de uma planilha para outra; armazenar textos em arquivos e modifícá-los.

Pode-se utilizar as planilhas para tratar de um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se utilizar as mesmas fórmulas para uma grande quantidade de dados. E, se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas.

Nenhum comentário: