sábado, 27 de setembro de 2008

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

INTERNET é uma rede de comunicação de mulhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas. organizadas em websites.

É possível realizar pesquisas na internet utilizando programas de navegação para localizar informações e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontrados sobre um determinado assunto. Se, por um lado, a quantidade de informações disponível na internet representa um enorme avanço na democratização de acesso, por outro, ele cria a necessidade de separar o que é de interesse, de qualidade, confiável.

Além disso, nesse mar de possibilidades também há muitas armadilhas. Daí os cuidados com a segurança serem primordiais, para não sermos surpreendidos com invasão de nossas máquinas por pessoas indesejadas e/ ou contaminadas por programas denominados vírus de computador, que podem provocar toda sorte de problemas ao usuário comum e às instituições.

E ainda há o desafio de aproveitá-la na vida cotidiana e na escola, por professores, alunos, gestores, em várias mosalidades de uso na internet na aprendizagem, como teleacesso, publicação virtual, telepresença, teleconsulta, teleparticiparção, telecolaboração.







Nenhum comentário: