quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ATIVIDADE DE MAPAS CONCEITUAIS


Mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem.



Mapas de conceitos, têm a sua origem no movimento construtivista da aprendizagem de David Ausubel e podem ser : um recurso de auto-aprendizagem ao dispor dos alunos ; um método para encontrar e explicitar significado para os materiais de estudo, assim como uma estratégia que estimula a organização dos materiais de estudo.
Os mapas conceituais, agem como instrumentos educacionais, e se caracterizam como subsídios aos educando e aos educadores nos significados dos processos de ensino/aprendizagem. Os mapas conceituais têm por finalidade conceber relações significativas entre os conceitos e as maneiras de proposições. Melhor dizendo,um mapa conceitual é uma representação gráfica, de significados conceituais.
Um mapa de conceitos é similar a um fluxograma, incluindo relações bidirecionais e é constituído por círculos onde se inscrevem os conceitos e linhas (ligações) que concebem as relações entre os conceitos, através de proposições. São representações , que integram princípios pedagógicos construtivistas e constituem um caminho para a aprendizagem significativa. Os mapas conceituais compõem um grande recurso para detectar e apreciar o que os alunos já sabem e são proveitosos enquanto apoio ao esquema de percursos de aprendizagem. Os mapas conceituais são de grande valia na compreensão de leitura de livros, de textos, assim como na captação e interpretação de obras literárias e de artigos publicados em revistas e jornais. Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é favorável para o estudante para: fazer anotações ,resolver problemas,planejar o estudo e a escrita de grandes relatórios, preparar-se para avaliações ,identificar a integração dos assuntos. Os mapas conceituais podem ser utilizados nas áreas do ensino e da aprendizagem, como por exemplo: nos planejamentos, nos princípios e pesquisas educacionais.
De acordo com David Ausubel são relevantes para a aprendizagem significativa, pois os materiais de aprendizagem devem ser bem organizados, as novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno, e ao fixar novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados, transformando o conhecimento sistematizado, constituindo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
Para se obter uma apropriada aprendizagem é indispensável que os professores estimulem os educandos para que desvendem por si mesmos a estrutura de uma área de conhecimento e das relações que acontecem. Deve-se priorizar a aprendizagem pela descoberta, buscando o privilégio de alternativas, levando a uma participação ativa do educando e conduzindo-o a situações de desafio na busca de resoluções de problemas.
Os mapas conceituais são linguagens que descrevem e comunicam conceitos e suas relações, organizam e representam o conhecimento, e tornam as informações mais acessíveis. Como ferramenta metacognitiva , apóia a verbalização do conhecimento.
Um mapa conceitual evidencia como uma pessoa apreende certo assunto, normalmente de maneira diferenciada de outra pessoa. Os mapas conceituais “simplificam" a abordagem a problemas complexos. Servem para que o educando reveja e relembre conteúdos, recorrendo à sua memória. A sua construção pode funcionar como uma importante e eficaz estratégia de (auto) aprendizagem mas também pode ser aproveitada como elemento de avaliação. A técnica de construção dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.
Referências:AUSUBEL, David P. A Aprendizagem significativa.
Amélia Hamze
ahamze@uol.com.br
Pedagogia -



Os links sobre mapas conceituais:

http://pedagogia.brasilescola.com/trabalho-docente/mapas.htm
Mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem

http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=100
A Intervenção do Professor nos Mapas Conceituais dos Alunos
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt5.htm
Novas formas de aprender, novas formas de avaliar: Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem

http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/170_mar04/html/software
Um software que ajuda a radiografar o raciocínio

http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/

http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
Mapas conceituais

http://www.inspirationbrasil.com.br/visual_learning.asp
Aprendizagem visual: redes, mapas de idéias, mapas conceituais

http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/criacao/AplicacoesdeMapasconceituaisnaEducacao.pdf
Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta MetaCognitiva

http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2006/03/a_geografia_do.html#more
A geografia do conhecimento: Mapas Conceituais

http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2006/03/construa_mapas_1.html#more
Construa mapas conceituais


Construção passo a passo de mapas conceituais:


* Iniciar com uma pesquisa [em livros ou pela internet], em que se prioriza observar e registrar como o tema a ser pesquisado foi tratado pelos diferentes autores que se dedicaram a ele. Basta ler os capítulos ou tópicos que compõem um livro para se identificar a abordagem que o autor faz do tema.
* Anotar os principais termos ou conceitos acerca do tema.
* Identificar os conceitos mais gerais, os intermediários e os específicos.

* Começar a construir o mapa de conceitos:
- Os conceitos são contornados com um círculo (oval ou outra forma)
- Localizar o conceito mais geral no topo
- Colocar os conceitos intermédios abaixo do geral e os específicos abaixo dos intermédios
* Traçar as linhas de ligação entre os conceitos
* "Etiquetar" as linhas de ligação com as palavras de ligação para indicar como os conceitos estão relacionados - proposições

* Fazer a revisão do mapa
Para aperfeiçoar o seu mapa de conceitos, confira este link.

Um mapa de conceitos é sempre pessoal. Mas alguns aspectos devem ser levados em conta para conseguir um maior aperfeiçoamento, tais como (de acordo com a informação disponibilizada no site Mind Tools):
* Usar palavras simples ou frases simples para informação
* Usar fontes (tipo de letra) facilmente legíveis
* Usar cores para separar idéias diferentes
* Usar símbolos e imagens sugestivas
* Usar formas diferentes para diferentes grupos de informação
* Usar setas para mostrar relações de causa e efeito
Plano de aula com o uso do software inspiration
Proposta extraída de Classroom Ideas Using Inspiration: For Teachers by Teachers e traduzida pelo Núcleo UE/Minerva (2001).
Introdução
Para introduzir os alunos nos mapas conceituais, propõe-se uma atividade de criação sobre um assunto ou tópico previamente estudado pelo grupo. Esta atividade pressupõe que os alunos utilizem o Inspiration para criar os seus mapas mas eles podem igualmente ser criados com papel e lápis ou outro material.
Recursos necessários
1. Inspiration.
2. Um sistema de projeção (projetor de vídeo) para visualização por toda a turma e/ou um computador por aluno ou por grupo (de 2 ou 3 elementos) de alunos.

Preparação
1. Antes de começar a "mapear" o conceito é importante que todos os alunos estejam familiarizados com o tópico principal a ser mapeado (através de livros, vídeos ou explicação do professor), pois quanto mais informação os alunos tenham sobre o tema, melhor. Ajuda fazer uma apresentação inicial da técnica referente a um tema ou tópico sobre o qual os alunos tenham familiaridade.

No Computador
1. Explicar aos estudantes que o mapa de conceitos é uma representação escrita da relação entre conceitos, idéias, objetos e ou atividades. Depois simular a criação de um mapa:
1a. Fazer uma lista de conceitos a ser inseridos no mapa
1b. Abaixo de cada um dos principais conceitos, listar os conceitos mais específicos para formar um agregado de idéias relacionadas.
1c. Traçar as linhas de conexão entre as idéias principais e as outras idéias
1d. Escrever, sobre as linhas, as etiquetas (elementos de ligação) explicitando como os conceitos estão ligados.
1e. Traçar as linhas das ligações cruzadas que relacionam conceitos de uma parte do mapa a conceitos de outra parte do mapa. As ligações cruzadas podem ser sob a forma de setas que indiquem o sentido da ligação.
1f. Etiquetar estas linhas para explicitar as conexões.
2. Explicar que pode haver diversas formas igualmente corretas de "mapear" o mesmo conceito. Quanto melhor os estudantes compreenderem os conceitos e as suas relações, melhores mapas poderão traçar. Estudando e refletindo acerca dos conceitos que eles pretendem incluir no mapa poderão conseguir fazer mapas mais ricos e sobretudo mais completos e precisos.
3. Em seguida, dividir os estudantes em pequenos grupos. Havendo computadores suficientes distribuir um grupo por computador. Caso contrário, o professor pode utilizar apenas um computador com projeção para toda a turma.[se não houver computadores disponíveis, pode ser feito na lousa].
4. Cada grupo cria alguns dos mais importantes conceitos relacionados com o tópico a ser mapeado contribuindo para a lista que o professor (ou um aluno) registrar no computador utilizando o software Inspiration. Em seguida e de novo em pequenos grupos surgem 10 ou 12 novos termos que os alunos consideram mais importantes para incluir no mapa em construção.
5. Os alunos "supervisionam" o professor que organiza e reorganiza os conceitos que os alunos escolheram e desenha as linhas de conexão para mostrar a ligação entre os conceitos. Quando for necessário ou conveniente representar as ligações por setas, os alunos devem ser encorajados a justificar essa necessidade e a clarificar o sentido dessa ligação. [Este desenho tanto pode ser feito no computador como em uma folha de cartolina por grupo]
6. Durante esse processo, há que encorajar a discussão acerca dos conceitos que podem ou não ser incluídos, da sua relevância relativa e acerca das formas como eles podem se relacionar.
7. Concluído o mapa deve ser gravado e impresso [ou afixado na lousa da sala de aula]

Atividades subsequentes
1. Para concluir propõe-se que os alunos analisem criticamente o mapa. Em pequenos grupos ou em grande grupo (turma) os alunos podem alterar ou adicionar algo ao mapa que reflita os progressos na aprendizagem.
2. Sugerir aos alunos a criação de mapas de conceitos sobre tópicos adicionais, como tarefas independentes.
3. Qualidades a observar num mapa de conceitos.
3a. Trabalho original que traduza a forma de organização da informação dos próprios alunos.
3b. Adequação ao tema. Representa uma boa visão do assunto sem se perder em detalhes. Descrição apropriada das conexões.
3c. Apresentação cuidada e de fácil leitura
3d. Ligações cruzadas ricas em significado e precisas nos termos de ligação.
Plano de aula criado por Mary Anne McMurray, Associate Biology Professor, Henderson Community College, Henderson, KY.
Bibliografia
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: Aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de educação e ensino, 1995.
KAWASAKI, Evelise I. FERNANDES, Clóvis T. Modelos para Projeto de Cursos Hipermídia. Tese de Mestrado, Divisão de Ciência da Computação, Instituto Tecnológico da Aeronáutica. São José dos Campos, 1996.

Nenhum comentário: