domingo, 28 de setembro de 2008

BLOG

O BLOG é definido como diário digital na Internet que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções ( BliG - http://blig.ig.com.br ; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br; permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
Lejune (2000, citado por Komesu, 204, p.114) , menciona o tratamento dado ao tempo, espaço e à estética como características importantes dos blogs.
A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentaçaõ dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário].
Os blogs chegam a ser considerados com produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.
Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há emoções locais determinadas, para contextualizar as quais se escreve.
Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis n opróprio site que oferece serviço de hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [ modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens e comentários.

Nenhum comentário: