domingo, 28 de setembro de 2008

BATE-PAPO (CHAT)

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona muito usada, pois possibilita a troca de mensagem de forma bastante ágil, rápida e, na maioria das vezes, breve. É uma conversa em tempo real, na qual os participantes digitam suas perguntas, respostas ou afirmações, sendo que todos que participam desta conversa vêem na tela do computador tudo que foi digitado.
Pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, tempestades de idéias, fortalecer laços sociais. Nesses casos, por acontecer em tempo real, os participantes têm a sensação de que a presença social existe, que há mesmo outra pessoa do outro lado da tela e como é muito dinâmica, o tempo passa despercebido e há muita interação.
Por outro lado mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo maior para refletir e maior elaboração de idéias, informações e conteúdos mais complexos ( Mercaso, 2005, p. 53).
Em educação, o chat é muito utilizado para conversar sobre determinados assuntos e debater sobre textos, necessidades específicas mas é interessante combinar data e hora do encontro; início e término da discussão; tema a ser debatido; aspectos relevantes a focalizar; necessidade de mediadores; objetivos da conversa.
O chat, bem como outros recursos da Internet, possui algumas regras de uso que devem ser repassadas para os participantes. Tais regras fazem parte da prática do mundo virtual e também devem ser seguidas nas aulas via chat.
Alguns chats ocorrem entre duas pessoas, mas na maioria não possui restrinção quanto ao número de participantes. Quando esse número é muito grande, existe o risco da conversa se tornar tumultuada pelo excesso de frases e conversas, muitas vezes, paralelas. Mesm oassim, quem se acostuma com o chat consegue acompanhá-lo com um número grande de pessoas.

Nenhum comentário: