
Pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, tempestades de idéias, fortalecer laços sociais. Nesses casos, por acontecer em tempo real, os participantes têm a sensação de que a presença social existe, que há mesmo outra pessoa do outro lado da tela e como é muito dinâmica, o tempo passa despercebido e há muita interação.
Por outro lado mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo maior para refletir e maior elaboração de idéias, informações e conteúdos mais complexos ( Mercaso, 2005, p. 53).
Em educação, o chat é muito utilizado para conversar sobre determinados assuntos e debater sobre textos, necessidades específicas mas é interessante combinar data e hora do encontro; início e término da discussão; tema a ser debatido; aspectos relevantes a focalizar; necessidade de mediadores; objetivos da conversa.
O chat, bem como outros recursos da Internet, possui algumas regras de uso que devem ser repassadas para os participantes. Tais regras fazem parte da prática do mundo virtual e também devem ser seguidas nas aulas via chat.
Alguns chats ocorrem entre duas pessoas, mas na maioria não possui restrinção quanto ao número de participantes. Quando esse número é muito grande, existe o risco da conversa se tornar tumultuada pelo excesso de frases e conversas, muitas vezes, paralelas. Mesm oassim, quem se acostuma com o chat consegue acompanhá-lo com um número grande de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário